Saímos de Beja na madrugada do dia 29 de Agosto rumo a Algeciras, onde teríamos de embarcar às 8:00 horas espanholas. Como levámos o nosso próprio veículo tratámos de ir com tempo para não haver atrasos, dando já descontos para possíveis imprevistos.
No caminho correu tudo bem, até deu para avistar alguns animais selvagens como veados e raposas que nos impediam de ter quaisquer distracções ou mesmo de adormecer durante o caminho.
Chegámos à zona de embarque passava pouco das 6h da manhã e dirigi-mo-nos de imediato para a zona dos guichets das companhias de ferrys, e para meu "desespero" o guichet da Transmediterranea só abria às 7:00h. Ainda assim colocámo-nos logo na fila embora tenha passado a frente de algumas pessoas, pois nós tínhamos de embarcar o carro,e, para mim, sendo a 1ª vez, já estava em stress!
Trocado os comprovativos pelos bilhetes (de ida e volta) fomos imediatamente para o carro e dirigi-mo-nos rapidamente para a zona de embarque de viaturas, onde tivemos de aguardar cerca de meia hora.
Com o carro dentro do barco, e nós também, foi só procurar um assento confortável, tomar um café e desfrutar da viagem que depois de uma hora nos deixaria em Ceuta. Durante a viagem aproveitamos para ver o roteiro previsto com um mapa na mão.
1ª Paragem: CHEFCHAUEN, local onde já tínhamos a 1ª noite reservada.
De lá, seguiríamos até Voulubilis (sitio com vestígios romanos), muito próximo de MÉKNES,
De lá, depois de uma noite e conhecíamos a cidade e seguíamos para FEZ onde ficaríamos mais uma noite e outro dia para passear na cidade (o que acabou por não acontecer).
De seguida, bem pelo interior de Marrocos queríamos chegar até ao ponto mais próximo das Cascades d'Ouzud, (que foi El Kelaa de Sraghna).
No dia seguinte iríamos em direcção às ditas Cascatas e de lá, no mesmo dia até OUZARZATE, onde passaríamos a noite. No dia seguinte, como grandes fãs de "Game of Thrones", com o objectivo de chegar a Ait Ben Haddou, e seguiríamos para MARRAKESH, onde queriamosficar alguns dias.
Após isso, iniciaríamos o percurso de regresso para norte, onde o objectivo inicial era chegar a Mogador e subir sempre pela linha costeira até Ceuta, com paragens em Casablanca, Rabat e El Jadida.
Neste percurso houve algumas alterações, especialmente devido às condições das estradas Marroquinas na altura que viajámos (Setembro de 2014), que após um susto com um barulho suspeito do carro optámos por poupar o veículo a algumas estradas menos boas. A primeira alteração foi não visitar Fes (que me arrependo até hoje e terei de voltar novamente mais não seja por causa disso) e as restantes alterações verificaram-se sobretudo na parte final do percurso,onde aconselhados, saímos de Ouazarzate para El Jadida onde ficámos 2 dias, daí para Casablanca, onde dormimos uma noite, e de lá para diretamente para Tanger onde aproveitamos 3 noites e 2 dias para descansar e recuperar desta grande trip (sem para em Rabat com previsto). O roteiro apresentado à esquerda foi o que realizámos.