terça-feira, 6 de maio de 2014

Edimburgo - Passagem de ano 2013/2014

Tenho andado muito ausente, por motivos de trabalho, não tenho  de tanto tempo livre como gostaria, mas finalmente consegui reservar um pouquinho para vos falar da maravilhosa cidade que conheci nas férias de Natal: EDIMBURGO, a capital da Escócia.

É muito difícil resumir uma semana naquela região, especialmente porque o tipo de viagens que faço nunca são programadas para mais de 5 dias no mesmo local. Sempre pensei que sobrassem dias para conhecer outras regiões próximas de Edimburgo, mas naquela cidade, todos os dias se encontravam coisas novas para visitar ou fazer..é realmente aconselhável. Na altura do Natal e Ano Novo é lindo, acredito que no Verão também seja, mas sempre gostei de neve nessa altura, torno tudo muito mais mágico!

Dia 1- 26 de Dezembro de 2013 - O primeiro impacto

Depois de 3 horas de voo, ao sair do aeroporto fiquei logo encantada numa loja de souvenirs que vendia produtos típicos escoceses. Não resisti e comprei logo uma caixa de biscoito tradicional (feito de manteiga e whisky entre outros ingredientes), muito bom mesmo! Quando saímos do aeroporto tive o primeiro choque, ar gélido, logo depois e 10 minutos a confirmação: pés completamente gelados!
Próximo passo: chegar ao centro de Edimburgo e de lá encontrar o bus com a direção da Zona de Portobello (sem conhecer os transportes locais nem ter mapas dos mesmos, não aconselho a procurar durante muito tempo, pelo menos no inverno, pois eu, já nem sentias os pés - e não estou a exagerar)
Chegar ao centro de Edimburgo, à famosa Princess Street foi muito fácil, bastou apanhar o airlink - shuttle que estava à saída do aeroporto,do lado esquerdo (julgo que à ligações cada meia hora). A parte complicada, foi encontrar o bus para nos levar do centro para a zona de Portobello, ao fim de meia hora de procura optámos por um táxi, pois o meu humor estava no auge xD
De táxi foi muito mais fácil e assim que chegámos ao local onde iríamos ficar hospedados informá-mo-nos logo sobre os números dos autocarros que paravam naquela zona.



Em Edimburgo (e na Escócia) anoitece muito cedo, nesta altura do ano, preparem-se para o por do sol por volta das quatro horas da tarde. Posto isto, nesse dia aproveitamos para ir ao supermercado fazer o abastecimento de comida para a semana. O supermercado mais próximo era o ASDA como conseguem ver pelo mapa, e de facto aconselho em termos de preços.
Primeiro espanto : o supermercado ASDA está aberto 24h por dia, 7 dias por semana;


Segundo espanto: os produtos de higiene são mais baratos na Escócia (exemplo um desodorizante que em Portugal custa 3.29€ na Escócia custa 1.89£ uma diferença de 1€)

Compras feitas regressámos a casa, falamos um pouco com os nossos anfitriões e brincámos  com o Rocco (um labrador lindo e simpático), jantámos e já não saímos, deitámos cedo pois o próximo dia seria longo.

Desta vez não vos vou falar do Hotel mas sim de uma nova forma de alojamento que optámos por fazer nesta viajem. Experimentámos o AirBnB. É uma plataforma onde pessoas colocam espaços vagos (quartos, salas com ou sem serventia de cozinha ou mesmo apartamento completo) para alugar, na qual o AirBnB se assegura das condições do local assim como da reserva só pagando ao Anfitrião após o cliente (nós) estarmos hospedados. Optámos por esta modalidade também para perceber se valia a pena dado que era mais em conta que o alojamento em hotel e valeu a pena. Para quem quiser pesquisar deixo-vos o link: https://www.airbnb.pt/