O primeiro despertar em Edimburgo foi o inesperado, olhámos para a janela e estava um dia sem chuva, mas também não se avistava o sol..Depois de tudo pronto, e com o mapa na mochila lá vamos nós iniciar o nosso primeiro dia de exploradores..Saímos de casa e apanhámos o bus (nesta zona era sempre o nº 5, 44/44A ou 113 dependia dos dias da semana) em direcção ao centro, super prático (convém levar sempre dinheiro trocado, libras malta), confortável e rápido (excepto ao fim de semana que a volta é maior, demora um pouco mais tempo a chegar ao centro) .Chegámos ao centro mais precisamente à St Davis Street, onde descemos a rua em direcção à Princess Strreet e depará-mo-nos logo com um monumento gótico, que para mim é fantástico, The Scott Monument, podem ver pelas fotos abaixo.
Daí seguimos prontos para o Castelo de Edimburgo, situado na parte velha da cidade -no Castle Rock - que de acordo com a geologia é um cume de um vulcão extinto há muitos milhões de anos.
Era previsto que houvesse fila na bilheteira, e TAU, bem dito bem feito xD
Fila grande (quando digo grande, digo para cima de 50 pessoas), deu para comer uma sandocha enquanto esperávamos e até começou a chover.
Finalmente lá comprámos o bilhete! 14£ um pouco caro para o bolso de 2 portugueses que tentam viajar o mais barato possivel...
O Castelo é das poucas coisas pagas em Edimburgo, é um pouco caro, mas vale a pena, tem muito para ver e coisas muito interessantes como as jóias da Coroa Escocesa: a Coroa, a Espada e o Ceptro que se encontram entre as mais antigas da Europa.Finalmente lá comprámos o bilhete! 14£ um pouco caro para o bolso de 2 portugueses que tentam viajar o mais barato possivel...
Divide-se em vários espaços distintos alguns que rodeiam a Praça da Coroa (onde o vento me empurrou a saída e quase me fez cair das escadas, nunca tinha sentido uma vaga de vento tão forte):
- o Grande Salão
- as prisões militares: onde se descrevem as rotinas dos seus prisioneiros- Casa do Governador
- Palácio
- Memorial da Guerra Nacional Escocesa
Foi um dia passado no Castelo, quando saímos de lá continuava a chuviscar mas ainda entramos numas lojinhas de comércio tradicional e na famosa Scotch Whisky Experience onde se viram coisas como as garrafas de Famous Grouse e Dallamore a preços exorbitantes. No final da tarde (15:30h), deu ainda para fazer um passeio pelos Jardins da Princess Street e ver um cemitério antigo junto à colina do Castelo.
Ao anoitecer. isto pelas 16:00h, almoçamos num dos MCDonalds existentes pelo centro, o Princess Mall, depois apanhámos o 44 e regessámos a casa.
Dica para poupadinhos: Tentar sempre apanhar o bus antes das 6.p.m pois o preço do bilhete até essa hora é 1.5£ e depois passa a 3£. Foi o que notei mais caro em relação a Portugal.De Verão faz-se bem a pé, mas de Inverno não acredito :x