Como já tínhamos o roteiro planeado (Cidade do Vaticano, Castelo de Sant'Angelo, Panteão, Piazza Navona eram os principais, locais a visitar), foi levantar cedinho como já era hábito, tomar o pequeno almoço e sair em direcção a Termini para apanhar o metro (metro que em Roma além de só ter duas linhas parece um esgoto e nós os ratos que lá andamos a passear xD)... Apanhamos a linha vermelha e saímos em OTTAVIANO bem juntinho a Praça de São Pedro. Andamos uns 100m onde encontrámos montes de vendedores de visitas ao interior da capela que prometiam evitar filas etc... Não quisemos comprar por achar que era vigarice e seguimos até entrar na Cidade do Vaticano. Entrámos e demos logo de caras com a deslumbrante Praça de São Pedro.
Saímos da praça e da cidade do Vaticano e rumámos até ao Castelo de Sant'Angelo, junto a uma das margens do Rio Tibre. Antes de chegar à entrada do castelo ainda descansámos num jardim onde comemos a nossa sandocha do meio da manhã. Demos a volta completa ao castelo para aperciá-lo por fora e de seguida entrámos. A entrada é um pouco cara para o que se vê no interior, mas valeu pelas vistas que se têm da "torre", pela exposição do 2º andar e pelos aposentos reais, na minha opinião.
Visto o Castelo, começamos a andar para regresssar ao centro da cidade, do outro lado do rio, onde iríamos procurar um local acessível para almoçar. Durante a caminhada aproveitámos para apreciar alguns monumentos e edifícios com alguma história.
Depois de uma bela caminhada encontramos a famosa Praça Navonna, com a sua fantástica fonte no centro rodeada de restaurantes por todo o lado, mas estes eram um pouco caros, para os trocos contados que tínhamos na altura xD Como tínhamos de continuar a procurar, percorremos mais umas ruelas e demos de caras com o Panteão, que obviamente aproveitámos para visitar, dado que é de aproveitar pois é gratuito.
Além de ser gratuito, tem um interior magnifico, digno de ser fotografado, desde a arquitectura, às pinturas, todos os pequenos pormenores que encontramos neste edifício contribuem com toda a certeza para que seja o ponto de atracão turística que é, a avaliar pelo numero de visitantes que lá se encontravam neste curto espaço de tempo. Deixo-vos com algumas fotografias...
Depois da visita ao Panteão decidimos mesmo que tínhamos de almoçar e começamos a procurar nas redondezas um local que apresentasse um menu acessível. Numas ruas menos centrais lá encontrámos um restaurante com menu tipico - bruschetta + pizza+ bebida = a 12€ já com taxa de serv inc.- e foi o que pedimos. Claro que não se comparavam às pizzas da Taverna Antica, mas foi o suficiente para o almoço.
Depois da barriguinha estar cheia e com o roteiro já cumprido, decidimos explorar a cidade. Retiráos o mapa da mochila e decidimos caminhar até à Boca da Veritá. Sem pressas, fomos parando e fotografando todas as fontes que encontrávamos pelo caminho e tentámos absorver um pouco da cultura italiana presente nas ruas,nas fachadas de edifícios, nas pessoas.. enfim como alguém me disse uma vez: onde quer que passes em Roma, aprecia que é história.. e confirma-se!
Finalmente e perto das 17h (a entrada fechava às 17h), lá encontrámos a famosa Boca da Verdade - uma cara feia instalada num pedra que segundo consta é a atracão turística da igreja a que pertence - e para variar, uma fila grandinha. Tivemos sorte pois passámos para a zona interior da fila antes das 17h. A ideia era fazer uma pergunta e esprar que ela nos mordesse e a mão se a resposta fosse mentira, mas nem tivemos tempo para tal, pois o senhor responsavel apresou-se em tirar duas fotos e encaminhar-nos para a igreja. Igreja esta onde não me deixaram entrar sem que cobrisse as pernas e braços para me purificar- só mesmo em Itália!! A malta dá um desconto, tendo em conta o catolicismo exagerado deles...
Feita a visita, subimos a enorme avenida Cerchi virámos à esquerda para apanhar a Av. San Giovanni até passamos ao Colosseum pela ultima vez, para nos despedir dele com mais umas fotos. Comemos um geladinho e apanhámos o metro na estação do Coliseu (como não podia deixar de ser, com mais uma fila nas máquinas xD) e saímos na estação de Termini, onde parámos no supermercado e comprámos umas comidinhas para comer em casa.