domingo, 25 de maio de 2014

Edimburgo day 3

Royal Mile, Câmara Obscura,Princess Gardens, Greyfriars Bobby, Haggis


Dia 28 de Dezembro começou com o sol a espreitar para os lados Escoceses, mas depois de um belo pequeno almoço saímos para apanhar o bus e rumámos em direcção ao centro da cidade para descer a Royal Mile.

O que é a Royal Mile??
É a Avenida principal da "cidade velha" digamos assim, "Royal" porque ela une o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyrood e "Mile" porque tem a extensão de 1 milha, sim mais ou menos 1km e 600metros de via com edifícios antigos por todo o lado e com marcas histórcas que dão uma bela manhã de passeio.

Nós iniciamos a descida na Zona do Royal Bank, mais ou menos a mieio da Avenida, fomos até ao Palácio, não entrámos no Palácio, pois achámos um pouco caro e estava muita gente na fila, como nesse dia queríamos visitar a Câmara e também tínhamos de pagar, optámos deixar o palácio para outro dia (acabando por não o visitar por não ter mais tempo). 
Deixo-vos uma foto reportagem com algumas das coisas mais giras da Royal....


                     




Tenho de chamar a atenção para este coração cuja tradição é cuspir para o seu centro, diz que dá sorte! Embora quando se pesquise não se saiba qual a razão. Reza a lenda que o coração, Heart of Midlothian, hoje no meio da calçada, fica exatamente onde ficava a cela do juízo final. Antes de subirem para a forca, os presos cuspiam no chão da cela para mostrar seu descontentamento com a justiça local e seus algozes.

O hábito de cuspir ali já dura, portanto, mais de 6 séculos. Se passarem lá, não se admirem e não se acanhem, façam como nós, cuspam!






                









 



Depois de descer e voltar a subir a Royal Mille, fomos fazer uma visita à Câmara Obscura. Atração super engraçada que vale as 11 libras. 4 pisos de ilusões ópticas e outros trocadilhos de mente que culmina com uma apresentação do funcionamento de uma Câmara Obscura. Recomendo vivamente para miúdos e graúdos










 





 

 







Princess Gardens

Após uma divertida hora e meia na Câmara Obscura, saímos em direcção aos jardins da Princess Street onde já se faziam todos os preparativos de montagens de palco para a noite de Revellion. Passeamos e fomos à procura do famoso Greyfriars Boby...

                                   



                                           






Quem era o Bobby??

Ora portanto Bobby,como o próprio nome indica era um cão,cão esse que ficou aos pés da sepultura do seu dono Greyfriars (que também tem uma importância na história escocesa) após a sua morte, durante vários anos no cemitério. Ironia do destino hoje em dia não é permitida a entrada  cães no cemitério!
Depois do passeio começamos a sentir fomeca e resolvemos ir saborear a comida Escocesa. Elegemos o Deacon Bodie's Tavern como o sitio ideal para isso. Não tínhamos qualquer referência mas o edífício pareceu-nos bastante tradicional pela sua "antiguidade". O Micael, como sempre faz, quis o mais tradicional da Escócia, neste caso era o Haggis -  prato tradicional da cozinha escocesa e consiste numa bexiga de carneiro recheada com vísceras, ligadas com farinha de aveia. Eu fiquei-me pela comidinha mais convencional embora com um toquezinho Escocês. Recomendo vivamente este restaurante pois além do preço ter sido em conta (menos de 30£, prato mais bebida mais sobremesa), o atendimento foi impecável e não foi por nada que regressámos lá dois dias depois.

                                            
                                                       


Depois de um almoço/jantar nada melhor que desfrutar de uma bela vista sobre o centro da cidade à noite. Perto das 18h era isto que se podia contemplar...

Fomos ainda dar um passeio pequeno pela Princess Street onde aproveitei para comprar umas botas e uns pares de meias mais quentes na Primark. De seguida rumámos a casa onde preparamos o roteiro para o dia seguinte e vimos um filminho para fazer tempo até ao nosso horário de adormecer.